MEMÓRIA DE MULHERES E ENSINO DE HISTÓRIA

Autores/as

Palabras clave:

Memória de Mulheres, Educação Patrimonial, Ensino de História

Resumen

Os autores do artigo analisam dados de uma pesquisa desenvolvida como parte das atividades de ensino de História em uma escola municipal da periferia do município de São Paulo, com os alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos do período noturno. Na educação escolar, trabalhando o ensino de história relacionado à memória, é possível dar voz a parte dos muitos silêncios historicamente construídos e fazer o exercício de narrar e de ouvir. Partimos da posição de que, se a construção de conhecimento histórico na sala de aula ganha sentido e significado por meio das possibilidades apresentadas pelos diversos olhares dos alunos que reativam o vital da comunidade, dentre os olhares e vozes que devem ser considerados estão as lembranças das mulheres que, pela posição que historicamente vêm ocupando na sociedade, tecem histórias que elucidam formas culturais de expressão e sobrevivência.

Biografía del autor/a

Diógenes Nicalau Lawand, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo (1990) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). A partir de 1985 inicia no cargo de professor de educação básica II da Secretaria de Estado da Educação (Governo do Estado de São Paulo). Desde outubro de 2001 exerce função, referente ao cargo da Secretaria de Estado da Educação (Governo do Estado de São Paulo), no Núcleo de Memória e Acervo Histórico (Centro de Referência em Educação Mario Covas - EFAPE) desenvolvendo projetos para a preservação e divulgação de indicadores da memória da educação pública paulista. Tem experiência na área de educação, com ênfase em história, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, história oral, tratamento arquivístico, memória e educação, história da educação, ensino de história, educação patrimonial e educação de jovens e adultos.

Zilma Moraes Ramos Oliveira, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1988) e Livre-docente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É Professora Associada (aposentada) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao infantil, creche., formacao de professores, desenvolvimento infantil e curriculo para educacao infantil.

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Publicado

2008-10-30

Cómo citar

Lawand, D. N., & Moraes Ramos Oliveira, Z. (2008). MEMÓRIA DE MULHERES E ENSINO DE HISTÓRIA. Patrimônio E Memória, 4(1), 104–122. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3921