THE FIRST SCHOOL ANTHOLOGIES AND THE FORMATION OF THE READER.

Authors

Keywords:

Reading, Literature-education, Methodological contradictions

Abstract

In order to determine our study field we will observe in this paper some points of view built in the beginning of the 20th century related with the teaching of literature as a school subject. In other words, we will show some conceptions about the treatment given to literature. For this we will work with old school anthologies for young students who would be supposed to be in High School nowadays.

Author Biography

Ricardo Magalhães Bulhões, Paulista State University UNESP

estre e Doutor em Literatura e Vida Social pela UNESP de Assis, com pós-doutorado em Teoria Literária pela Unicamp (IEL); Professor de Literaturas de Língua Portuguesa na graduação e no PPG-Letras, Mestrado-Doutorado, na UFMS, no Campus de Três Lagoas (CPTL). Nos últimos cinco anos tem publicado trabalhos sobre a ficção brasileira contemporânea e suas relações intertextuais com outras épocas, propondo revisão e atualização das categorias da narrativa de romances e contos brasileiros do século XXI, não só as que se apropriam do cenário urbano mas também as narrativas de linhagem regional, campesina. Atualmente prioriza nas pesquisas os seguintes temas: literatura juvenil, literatura e ensino, literatura e outras artes (cinema, letra da canção, fotografia) e a literatura brasileira contemporânea de um modo geral. É membro dos Grupos de Pesquisa Literatura juvenil: crítica e história; Manuscritos e Impressos Luso Americanos e também faz parte do grupo de trabalho: Leitura e literatura infantil e juvenil junto a ANPOLL.

References

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. p. 27.

CANDIDO, Antonio. Remate de males. Revista do Departamento de Teoria Literária, Campinas: UNICAMP, 1999. p. 5.

LEAHY, Cyana. A educação literária e as políticas oficiais. In: LEAHY, Cyana. Leitura literária e mediação escolar. Belo Horizonte: UFMG, [s.d.], p. 53.

MANCINELLI, Laura. Literatura e “pessoa histórica”. Papéis Avulsos, Assis: UNESP, 1995. p. 27.

MESERANI, Samir. O intertexto escolar: leitura, aula e redação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 14.

MURTA, José Guerreiro. Educação literária: quem lê e quem escreve – o que se lê e o que se escreve. Lisboa: [s.ed.], [s.d.].

ROCCO, Maria Tereza Fraga. Literatura-ensino: uma problemática. São Paulo: Ática, 1992. p. 109.

SOARES, Magda. Ler, verbo transitivo. Disponível em: http://www.leiabrasil.org.br/leiaecomente/valeoescrito/Magda.htm. Acesso em: 08 mar. 2002.

Published

2005-10-30

How to Cite

Magalhães Bulhões, R. (2005). THE FIRST SCHOOL ANTHOLOGIES AND THE FORMATION OF THE READER. Patrimônio E Memória, 1(2), 42–51. Retrieved from https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/4015