AS PRIMEIRAS ANTOLOGIAS ESCOLARES E A FORMAÇÃO DO LEITOR.

Autores/as

Palabras clave:

Leitura, Literatura-ensino, Contraições metodológicas

Resumen

Tentando circunscrever nossa área de estudo, observaremos, neste artigo, algumas visões construídas no início do século XX ligadas ao ensino da literatura; ou melhor, procuraremos destacar o tratamento dado ao texto literário manuseando antologias escolares destinadas a jovens alunos, alunos que hoje freqüentariam o chamado ensino médio.

Biografía del autor/a

Ricardo Magalhães Bulhões, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

estre e Doutor em Literatura e Vida Social pela UNESP de Assis, com pós-doutorado em Teoria Literária pela Unicamp (IEL); Professor de Literaturas de Língua Portuguesa na graduação e no PPG-Letras, Mestrado-Doutorado, na UFMS, no Campus de Três Lagoas (CPTL). Nos últimos cinco anos tem publicado trabalhos sobre a ficção brasileira contemporânea e suas relações intertextuais com outras épocas, propondo revisão e atualização das categorias da narrativa de romances e contos brasileiros do século XXI, não só as que se apropriam do cenário urbano mas também as narrativas de linhagem regional, campesina. Atualmente prioriza nas pesquisas os seguintes temas: literatura juvenil, literatura e ensino, literatura e outras artes (cinema, letra da canção, fotografia) e a literatura brasileira contemporânea de um modo geral. É membro dos Grupos de Pesquisa Literatura juvenil: crítica e história; Manuscritos e Impressos Luso Americanos e também faz parte do grupo de trabalho: Leitura e literatura infantil e juvenil junto a ANPOLL.

Citas

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Publicado

2005-10-30

Cómo citar

Magalhães Bulhões, R. (2005). AS PRIMEIRAS ANTOLOGIAS ESCOLARES E A FORMAÇÃO DO LEITOR. Patrimônio E Memória, 1(2), 42–51. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/4015