Leituras recomendadas para as Escolas Normais no Brasil e na França (século XIX)

transferências culturais e de modelos pedagógicos

Autores/as

Palabras clave:

História da formação de professores, Escola Normal, Ensino inicial da leitura e escrita, Memória escolar, História da Educação

Resumen

Com o objetivo de contribuir para a democratização da memória escolar no Brasil, em especial, da história da formação de professores primários nas décadas finais do século XIX brasileiro (caso paulista) e francês, apresentam-se, resultados de pesquisas de doutorado, desenvolvidas mediante abordagem histórica centrada na análise da configuração textual de três documentos: 1. lista de livros da caixa nº 1 adquirida por Paulo Bourroul, Diretor da Escola Normal de São Paulo (1882-1884), quando de sua viagem à Paris em 1883; 2. lista de livros contidos no relatório de José Estacio Corrêa de Sá e Benevides, Diretor interino da Escola Normal de São Paulo em 1884; 3. Catalogue des bibliothèques des Écoles Normales (1887), publicados pelo Ministro da Instrução Pública e de Belas Artes da França, Jules Ferry. Constatou-se importantes aspectos da cultura escolar relativos ao “ensinar normalistas a ensinar” leitura e escrita decorrentes das transferências culturais e de modelos pedagógicos na relação/representação Brasil-França.

Biografía del autor/a

Thabatha Aline Trevisan, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Atualmente, cursa Medicina na Universidade de Marília/SP. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Marília/SP (Bolsa PIBIC/CNPq/UNESP); Mestrado em Educação (Bolsa FAPESP); Doutorado em Educação (Bolsa FAPESP), com estágio de Doutorado Sanduíche (Bolsa PDEE/CAPES) junto a Université René Descartes-Paris 5- Sorbonne; e, Pós-Doutorado junto a FFC/UNESP/Marília (início 2012). Atuou como professora substituta da FFC/UNESP/Marília (2007, 2008, 2014) e também como orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso de curso de Especialização (2011-2012) junto a FFC/UNESP/Marília e SECADI/MEC.

Bárbara Cortella Pereira, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Doutora em Educação (Bolsa Capes - abr. 2009 a fev. 2013) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) , Marília/SP, Brasil. De março de 2011 a fevereiro de 2012, realizou estágio de doutorado sanduíche (PDEE/CAPESP) na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) Paris/França, sob a coorientação do Professor Jean Hébrard, no Centre de Recherche sur le Brésil Colonial et Contenporain (CRBC). Mestre em Educação (Bolsas CNPq e FAPESP) pela FFC-Unesp-Marília (2009); graduada em Pedagogia e bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC/Unesp) pela FFC-Unesp-Marília (2006). Atualmente, é Coordenadora Estadual do Projeto "Leitura e Escrita na Educação Infantil", em Mato Grosso (LEEI-MT); Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT-Cuiabá) na linha de pesquisa "Culturas Escolares e linguagens"; e Professora Adjunta AII do Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (DEOE/IE/UFMT- Cuiabá).

Citas

*Fontes Documentais*

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FRANCE – Ministère de l’Instruction Publique, des Cultes et des Beaux-Arts. Catalogue des bibliothèques des Écoles Normales. Fascicule n.32. Mémoires et documents scolaires publiés par le Musée Pédagogique. Musée Pédagogiques et bibliothèque centrale de l’enseignement primaire. Paris: Imprimerie Nationale, 1887.

O DIRETOR DA ESCOLA NORMAL DR. PAULO BOURROUL. Tenho a honrar de passar ás mãos de V.Exª. a lista do conteudo de 9 caixas E.N. – nº 1-9, e de 4 caixas E.N.P. – nº 1-4. Paris, 10 jan. 1883. Documento manuscrito, [s.a.].

SÁ E BENEVIDES, José Estacio Corrêa de. Relatorio sobre o estado da Escola Normal de São Paulo apresentado ao Presidente da Provincia O Illm. e Exm. Snr. Doutor José Luiz de Almeida Couto pelo Director Interino – O Bacharel José Estacio Corrêa de Sá e Benevides. São Paulo: Typographia a vapor de Jorge Seckler & C., 1884.

*Referências*

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Publicado

2013-06-30

Cómo citar

Trevisan, T. A., & Cortella Pereira, B. (2013). Leituras recomendadas para as Escolas Normais no Brasil e na França (século XIX): transferências culturais e de modelos pedagógicos . Patrimônio E Memória, 9(1), 223–237. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3602