Strip-tease no sarau

os trinta Valérios

Autores/as

Palabras clave:

História, Fotografia, Montagem, Fotomontagem

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a montagem fotográfica denominada Trinta Valérios, em que o autor, Valério Vieira, se fotografou em trinta poses em negativos de chapas de vidro, compondo a encenação de um sarau. O percurso escolhido é o da recuperação e entendimento da obra, refazendo o caminho traçado pelo autor para construíla e entrelaçando com a discussão de certos problemas como a relação entre arte e biografia e a inserção da obra em questão no contexto da história da fotografia.

Biografía del autor/a

Daisy Camargo, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Possui graduação e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Assis, com bolsa Fapesp. Trabalhou no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, no Memorial do Imigrante e no CONDEPHAAT. Tem experiência na área de Patrimônio, Arquivos, Iconografia e História, com ênfase em História do Brasil Império e República, atuando principalmente nos seguintes temas: anarquismo, imprensa, cultura material e história das sensibilidades. Possui artigos publicados em revistas científicas.

Citas

ADES, Dawn. Photomontage. New York: Pantheon Books, 1976.

BALADY, Sonia Umburanas. Valério Vieira: um dos pioneiros da experimentação fotográfica no Brasil. 2012. 197 f. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

CALIL, Carlos Augusto (Org.). Memória Paulistana. São Paulo: Imprensa Oficial, 1975.

FABRIS, Annateresa. A fotomontagem como função política. História, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 11-57, 2003.

FERNANDES, Rubens Jr. Fotografia e modernidade: referências e experiências isoladas. Revista Facom, São Paulo, v.1, n. 10, p. 34-41, jul./dez., 2002.

GONZÁLEZ FLORES, Laura. Fotografía y pintura: dos medios diferentes? Barcelona: Gustavo Gili, 2005.

KOSSOY, Boris. Valério Vieira: viveu em São Paulo um dos gênios da fotografia mundial. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 5, 04 mar. 1973.

KOSSOY, Boris. Luzes e sombras da metrópole: um século de fotografias em São Paulo (1850-1950). In: PORTA, Paulo (Org.). História da cidade de São Paulo: a cidade no Império (1823-1889). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004, p.387-455.

MENEZES, Raimundo de. São Paulo dos nossos avós. São Paulo: Saraiva, 1969.

PAREYSON, Luigi: Os problemas de Estética. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Publicado

2013-12-30

Cómo citar

Camargo, D. (2013). Strip-tease no sarau: os trinta Valérios. Patrimônio E Memória, 9(2), 57–70. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3611