A garota e o fotógrafo

a arte de fotografar em Garota de Ipanema (Leon Hirszman, 1967)

Autores/as

Palabras clave:

Fotografia, Cinema Novo, Leon Hirszman

Resumen

O presente artigo reflete sobre as funções sociais da fotografia, por meio da análise de sua representação no filme Garota de Ipanema (Leon Hirszman, 1967). O filme pertence a uma fase de redefinição do Cinema Novo e tematiza os novos rumos do movimento por intermédio de um personagem que, além de ser um fotógrafo profissional, é abordado na narrativa apenas como “o Fotógrafo”. A experimentação da linguagem e a politização dos temas – típicas do movimento de vanguarda – ganham cores críticas nas sequências em que o Fotógrafo as apresenta, lançando mão de um tom caricato. É também por meio desse personagem que se encena a importância da própria fotografia – como registro da realidade ou intervenção criativa sobre a mesma – pela problematização desses polos.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Pinto Pinto, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Professor Associado do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFCH-UERJ), de que foi Subchefe (2018-9), e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UERJ), tendo atuado como Coordenador Adjunto (2021-2). Possui bacharelado e licenciatura em História pela UERJ (2001), mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio (2005) e Doutorado em História pela UFF (2013). Usufruiu, no primeiro semestre de 2012, de Bolsa CAPES de Doutorado Sanduíche no Exterior, com atividades na Université Paris VIII e no Laboratoire d'Histoire Visuelle Contemporaine (Lhivc), vinculado à École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). 

Citas

ARONOVICH, Ricardo. Entrevista com Ricardo Aronovich: depoimento. [1º de junho, 2010] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Cinematografia. Entrevista concedida a Lauro Escorel. Disponível em: Acesso em: 13 dez. 2012.

ADES, Eduardo; KAUFMAN, Mariana (Org.). Luz em movimento: a fotografia no cinema brasileiro: catálogo da mostra homônima. Rio de Janeiro: Imagem-Tempo produções, 2007.

AVELLAR, José Carlos. Memória fotográfica. In: ADES, Eduardo; KAUFMAN, Mariana. (Org.). Luz em movimento: a fotografia no cinema brasileiro: catálogo da mostra homônima. Rio de Janeiro: Imagem-Tempo produções, 2007.

BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

BORGES, Maria Eliza Linhares. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

KERN, Stephen. The nature of time. In: ______. The culture of time and space. 1880-1918. Cambridge: Harvard University Press, 1989, p. 10-35.

KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

KRACAUER, Siegfried. Photography. In: TRACHETENBERG, Alan (Ed.). Classic essays on photography. New Heaven: Leete’s Island books, 1980.

MAUAD, Ana Maria. Fotografia pública e cultura do visual, em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Mídia, Porto Alegre/São Paulo, v. 2, n. 2, p. 11-20, jul./dez., 2013.

______. Olhos para ver e conhecer: fotografia e os sentidos da história. In: GAWRYSZEWSKI, Alberto. Imagem em debate. Londrina: Eduel, 2011.

MENEZES, Paulo. À meia-luz: cinema e sexualidade nos anos 70. São Paulo: USP, Curso de Pós-Graduação em Sociologia; Ed. 34, 2001.

PINTO, Carlos Eduardo P. de. Imaginar a cidade real: o Cinema Novo e a representação da modernidade urbana carioca (1955-1970). 2013. 344f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de História, Niterói, 2013a.

______. Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os cafajestes (Ruy Guerra, 1962). Revista Brasileira de História da Mídia, Porto Alegre/ São Paulo, v. 2, n. 2, jul./dez., p. 151-158, 2013b.

______. Tudo deve falar do Golpe? Os limites da ditadura civil-militar como chave interpretativa da representação urbana nos filmes do Cinema Novo. Revista Contemporânea (UFF), Niterói, Ano 3, n. 3, p. 125-149, 2013c, verão.

ROLLEMBERG, Denise. O apoio de Cuba à luta armada no Brasil: o treinamento guerrilheiro. Rio de Janeiro: MAUAD, 2001.

SALEM, Helena. Leon Hirszman: o navegador de estrelas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TACCA, Fernando de. Fotografia e cinema: intertextualidades. Studium, Campinas, SP: v. 27, n. 27, p. 1-2, inverno de 2008. Disponível em: <http://www.studium.iar.unicamp.br/27/index.html>. Acesso em: 20 out. 2012.

VIANNA, Antonio Moniz. Coluna Cinema: Garota de Ipanema. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 15, 5 jan. 1968.

XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilme, 1983.

______. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001. (Coleção Leitura).

Publicado

2013-12-30

Cómo citar

Pinto Pinto, C. E. (2013). A garota e o fotógrafo: a arte de fotografar em Garota de Ipanema (Leon Hirszman, 1967) . Patrimônio E Memória, 9(2), 108–124. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3614