Dois mundos que se enfrentam

uma introdução ao embate entre arte e fotografia na cidade de São Paulo por meio dos boletins do Foto Cine Clube Bandeirante na primeira metade do século XX

Autores/as

Palabras clave:

Fotoclube, Fotografia, Pictorialismo, Cidade, Exposições, Foto Cine Clube Bandeirante

Resumen

No presente artigo, pretende-se inserir a publicação do boletim do Foto Cine Clube Bandeirante no circuito de publicações especializadas em fotografia na primeira década do século XX, na cidade de São Paulo, a fim de, em seguida, analisar um momento específico dessa produção. Acompanhando os boletins publicados entre 1946 e 1951, podese perceber que os artigos começaram a oscilar entre a defesa da estética pictorialista e o surgimento, ainda tímido, de discursos e imagens que adotavam como caminho para novas possibilidades visuais, a experimentação, chamada de fotografia moderna. Optou-se por abordar o fotoclube e a fotografia como componentes do campo cultural das visualidades. Dessa forma, as redes de contato criadas com outros clubes, jornais de grande circulação e instituições públicas são importantes, pois possibilitam mapear o campo de atuação e de embate das práticas fotográficas que buscavam a inserção da fotografia nos espaços consagrados da arte: museus, galerias, bienais.

Biografía del autor/a

Priscila Priscila Miraz Freitas Grecco, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Ahora ponemos el mapa al revés: perspectivas decoloniais na produção artística contemporânea desde a América Latina, vinculado ao Grupo de Pesquisa [Re]image: Grupo de Pesquisa em Artes Visuais. Pesquisadora da linha de Pesquisa vinculada ao mesmo grupo, História(s) da(s) arte(s) e visualidades transculturais: decolonialidades, gênero e narrativas do Sul Global. Coordenadora do Programa de Extensão História da Arte e Gênero, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Possui doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista/ Assis (2016), com ênfase em história da fotografia em estudo comparado de fotoclubes no Brasil e no México, com período de estudos no México, na Universidad Autónoma Metropolitana - UAM - Azcapotzalco. Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista/ Assis (2010), com ênfase nas relações entre história e literatura em sua vertente ensaio.

Citas

AMARAL, Aracy A. Artes plásticas na semana de 22. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ed. 34, 1998.

ANDRADE, Mário de. Prefácio Interessantíssimo. In: ANDRADE, Mário de. De Paulicéia Desvairada a Café (Poesias Completas). São Paulo: Círculo do Livro, [1986 ou 1987], p. 19-35.

BARDI, Pietro Maria. Em torno da fotografia no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1987.

BARROS, Valencio de. As lições do Salão. Foto Cine Clube Bandeirante Boletim, São Paulo, n. 10, ano I, p. 5, fev. 1947.

BORGES, Maria Eliza Linhares. Fotografia: desafios da interdisciplinaridade. Estudos IberoAmericanos, PUC-RS, v. 31, n. 2, p. 41- 51, dez. 2005.

CAMARGO, Mônica Junqueira de; MENDES, Ricardo. Fotografia. Cultura e fotografia paulistana no século XX. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

CARNICEL, Amarildo. O fotógrafo Mário de Andrade. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.

COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodriguez da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naif, 2004.

COSTA, Helouise. Pictorialismo e imprensa: o caso da revista O Cruzeiro. In: FABRIS, Annateresa (Org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: EDUSP, 1991, p. 261-292.

______. Escola Paulista de Fotografia – uma vanguarda possível? In: VANGUARDAS E MODERNIDADE NAS ARTES BRASILEIRAS, 2005, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas: UNICAMP, 2005, p. 1-16. Disponível em: <http://www.iar.unicamp.br/dap/vanguarda/artigos_pdf/helouise_costa.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2013

CSORGEO, Tibor de. A missão e o campo de ação da fotografia moderna. Foto Cine Clube Bandeirante Boletim, São Paulo, n. 31, ano III, p. 9, fev. 1948.

FABRIS, Annateresa. Uma sensação estranha, que faz pensar. In: SAMAIN, Etienne (Org.). Como pensam as imagens.Campinas: Editora Unicamp, 2012, p. 175-189.

FEITOSA, Raul. Bandeirante. 70 anos de história na fotografia. Balneário Camboriú, SC: Phtos, 2013.

FERNADES JR., Rubens. A fotografia expandida. 2002. 190 f. Tese (Doutorado em História da Arte) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

_____________. B. J. Duarte. Invenção e modernidade na fotografia documental. In: FERNANDES JR., Rubens (org.) B. J. Duarte: Caçador de imagens. São Paulo: Cosac Naif, 2007, p. 12-21.

KOSSOY, Boris. Luzes e sombras da metrópole: um século de fotografias em São Paulo (1850 – 1950). In: PORTA, Paula (Org.). História da cidade de São Paulo: a cidade no Império. São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 387-455. v. 2

MENDES, Ricardo. Pensamento Crítico em Fotografia. Antologia Brasil – 1890-1930. São Paulo: FUNARTE, 2013.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-36, jul. 2003.

MONTEIRO, Charles. O lugar da fotografia frente a outras imagens e sua função social na elaboração de uma nova visualidade urbana moderna nas revistas ilustradas dos anos de 1920. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH, 26., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo, jul. 2011, p. 1-9.

ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. Tradução de Constancia Egrejas. São Paulo: Senac, 2009.

SALVATORE, Eduardo. A nota do mês. Foto Cine Clube Bandeirante Boletim, São Paulo, n. 1, ano I, p. 1, maio de 1946.

______. Máximas e mínimas. Foto Cine Clube Bandeirante Boletim, São Paulo, n. 2, ano I, p. 7, jun. 1946.

______. Notas sobre o momento fotográfico. Foto Cine Clube Bandeirante Boletim, São Paulo, ano IV, n. 67, nov. 1951.

SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas Latino-americanas: Polêmicas, Manifestos e Textos Críticos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 1995, p. 215-216.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Tradução de Joaquim Paiva. Rio de Janeiro: Arbor, 1981.

Publicado

2013-12-30

Cómo citar

Priscila Miraz Freitas Grecco, P. (2013). Dois mundos que se enfrentam: uma introdução ao embate entre arte e fotografia na cidade de São Paulo por meio dos boletins do Foto Cine Clube Bandeirante na primeira metade do século XX . Patrimônio E Memória, 9(2), 125–151. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3616