Memoriais de formação e a construção da identidade docente
um estudo sobre o PROESF/Unicamp no ano de 2007
Palabras clave:
Formação do educador, Memoriais de formação, Identidade profissionalResumen
Este artigo apresenta os resultados de uma dissertação de Mestrado que pesquisou os Memoriais de Formação de 24 alunas do curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF) do ano de 2007, realizado na Unicamp. O texto traz uma breve apresentação do PROESF, o papel da Memória e as reflexões sobre os percursos de construção da Identidade Profissional revelada por meio desses Memoriais de Formação, trazendo para discussão acadêmica suas narrativas autobiográficas, abordando os saberes do cotidiano e os saberes de professor, numa perspectiva de apresentar vestígios dos caminhos de constituição da identidade profissional do professor.
Citas
ALVES, Nilda. A Experiência da Diversidade no Cotidiano e suas conseqüências na Formação de Professoras. In: VITORINO FILHO, Aldo; MONTEIRO, Solange Castellano (Orgs.). Cultura e Conhecimento de Professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p.13-30.
BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
BRASIL. Lei nº 9.394/96, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, Ano CXXXIV, n. 248, de 23/12/96, p. 27.833-27.841.
BRUSCHINI, Cristina; AMADO, Tina. Estudos Sobre Mulher e Educação: algumas questões sobre o magistério. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 64, p.4-13, fev.1988.
CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira Oliveira; SOUSA, Cynthia Pereira de. O amor dos começos: por uma história das relações com a escola. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 111, p. 151-171, dez. 2000.
CAVACO, Maria Helena. Ofício de Professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Profissão Professor. Portugal: Porto Editora, 1995, p.155-191.
CERISARA, Ana Beatriz. Professoras de Educação Infantil: entre o feminino e o profissional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
CHIZZOTI, Antonio. Etnografia. In:______. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006, p. 65-76.
VITORINO FILHO, Aldo; MONTEIRO, Solange Castellano Fernandes. Apresentação. In:______. Cultura e Conhecimento de Professoras. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 7-12.
FREIRE, Paulo. Políticas e Educação. Indaiatuba, São Paulo: Villa das Letras, 2007.
GRILLO, Marlene; GESSINGER, Rosana Maria. A Constituição da Identidade Profissional – Saberes Docentes e Prática Reflexiva. PUC/RS, Porto Alegre/RS, p. 1-6, 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2008.
HALL, Stuart. A Identidade em Questão. In:______. A Identidade Cultural na Pósmodernidade. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A., 2000, p. 7-22.
ITANI, Alice. Caminhos e Trilhas: Uma Trajetória. In: CAMARGO, Marilena Aparecida Jorge Guedes de (Org.). Fragmentos, Memória, Trajetória Histórica. Rio Claro, SP: Paper Copy, 2004, p. 61-110.
JESUS, Regina de Fátima. Sobre Alguns Caminhos Trilhados... ou Mares Navegados... Hoje, Sou Professora. In: VASCONCELOS, Geni Amélia Nader (Org.). Como me Fiz Professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 21-42.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: UNICAMP, 1996.
MEMORIAIS DE FORMAÇÃO DO PROESF (2005 a 2007). Biblioteca da Unicamp. Disponível em <http://www.bibli.fae.unicamp.br> ou <http://libdigi.unicamp.br/document/list.php?tid=121>. Acesso em: 27. Jul. 2007.
MENESES, Adélia Bezerra. Memória: Matéria de Mimese. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). As Faces da Memória. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 1987, p.11-24.
PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Professores: Formação e Profissionalização. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2005.
PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. Projeto do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício na Rede de Educação Municipal da Região Metropolitana de Campinas - PROESF. Campinas: Unicamp, 2001. (documento interno).
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 1999.
SALLES, Leila Maria Ferreira. Aprendendo a ser professor: fragmentos de uma trajetória. In: CAMARGO, Marilena Aparecida Jorge Guedes de. (Org.) Fragmentos, Memória, Trajetória, História. Rio Claro, SP: Paper Copy, 2004, p. 141-156.
SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 1-20, jan/fev/mar/abr. 2002. Disponível em: <http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2008.
TRINDADE, Azoilda Loretto da. Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar. In: TRINDADE, Azoilda Loretto da; SANTOS, Rafael dos. (Orgs). Multiculturalismo: Mil e Uma Faces da Escola. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p.07-16.
VASCONCELOS, Geni Amélia Nader. Puxando um Fio. In:______(Org.). Como me Fiz Professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p.07-20.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Patrimônio e Memória

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, salvo que se indique lo contrario, está sujeto a una licencia de atribución Creative Commons BY.