Ensino de língua
pressupostos para a consideração de gêneros orais
Palabras clave:
Ensino de língua, Gêneros orais, PCNResumen
Neste artigo, discutiremos alguns pressupostos lingüísticos essenciais para a consideração dos gêneros orais como conteúdos a serem trabalhados nas aulas de língua portuguesa. Nosso intuito é enfatizar que para a efetivação de uma proposta de produção e análise de textos orais, sob o prisma da perspectiva sócio-interacionista da linguagem, é necessário que o professor compreenda, mesmo que superficialmente, as bases teóricas em que se ancoram suas práticas de sala de aula.
Citas
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAMACHO, Rosely G. Conflito entre norma e diversidade dialetal no ensino de língua portuguesa. 1984. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara.
CASTILHO, Ataliba T. A língua falada no ensino de português. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2000.
FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Luiza C. V. O.; AQUINO, Zenaide G. de O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura e produção. Campinas: Pontes, 1984.
KLEIMAN, Ângela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
MAIMONE, Célia Ferreira. A interação e o processo de construção da linguagem: estudo sobre a Proposta Curricular de Língua Portuguesa – 1º grau SE/CENP. 1998. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
RAMOS, José Marcos. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ROJO, Roxane (org.). A prática da linguagem na sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de Letras, 2000.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular para o Ensino de Língua Portuguesa: 1º grau. 4. ed. São Paulo: SE/CENP, 1991.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Da gramática da palavra/frase para a gramática do texto/discurso. In: KOCH, Ingedore Villaça (org.). Gramática da Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina, 2001. (publicado em março de 2001).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Patrimônio e Memória

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, salvo que se indique lo contrario, está sujeto a una licencia de atribución Creative Commons BY.