Ensino de língua

pressupostos para a consideração de gêneros orais

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de língua, Gêneros orais, PCN

Resumen

Neste artigo, discutiremos alguns pressupostos lingüísticos essenciais para a consideração dos gêneros orais como conteúdos a serem trabalhados nas aulas de língua portuguesa. Nosso intuito é enfatizar que para a efetivação de uma proposta de produção e análise de textos orais, sob o prisma da perspectiva sócio-interacionista da linguagem, é necessário que o professor compreenda, mesmo que superficialmente, as bases teóricas em que se ancoram suas práticas de sala de aula.

Biografía del autor/a

Rozana Aparecida Lopes Messias, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Livre docente em Metodologia de Ensino de Línguas Estrangeiras pela UNESP (2022). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista FFC Marília-SP (2009); mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista FCL-Assis-SP Filho (2003); pós-Doutorado em Educação pela Georgetown University- Washington DC - EUA, junto ao Spanish and Portuguese Department (2017-2018 - FAPESP- processo 2017/02937-0). Atua como professora de metodologia de ensino de línguas estrangeiras e Estágio Supervisionado na UNESP-Assis. Atua como líder do Grupo de Pesquisa: Interação Virtual e Teletandem: Línguas Estrangeiras para Todos (InViTe) e faz parte do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior. Pertence ao quadro permanente do programa de pós-graduação em Educação (PPGE)-FCT/UNESP- Presidente Prudente. Na FCL-UNESP/Assis exerce a função de coordenadora do Programa de extensão Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (PROEC), participa da coordenação de atividades de Teletandem e Telecolaboração com universidades estrangeiras.

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Publicado

2025-05-17

Cómo citar

Aparecida Lopes Messias, R. (2025). Ensino de língua: pressupostos para a consideração de gêneros orais. Patrimônio E Memória, 6(1), 187–208. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3807