“APRENDI COM A PRÁTICA E CONTINUO APRENDENDO”
OS PROFESSORES DE HISTÓRIA E O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
Palabras clave:
Ensino de história, Livro didática de História, Saberes docentesResumen
Este artigo tem como objetivo investigar como os professores PDE do ensino fundamental e médio da rede pública de Londrina e de outras cidades da região norte do Paraná utilizam o livro didático de história em sua prática em sala de aula. Estes professores fazem este tipo de formação continuada (PDE) oferecida pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) durante dois anos, sob a supervisão de professores do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa foi feita através de um questionário investigativo durante um curso que fazia parte das atividades do PDE em novembro de 2008. Tivemos como principal preocupação, perceber as dificuldades enfrentadas pelos professores ao usar o livro didático em sala de aula, bem como os saberes que os mesmos mobilizam para superar o livro didático como único suporte pedagógico no seu cotidiano.
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