“APRENDI COM A PRÁTICA E CONTINUO APRENDENDO”

OS PROFESSORES DE HISTÓRIA E O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de história, Livro didática de História, Saberes docentes

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar como os professores PDE do ensino fundamental e médio da rede pública de Londrina e de outras cidades da região norte do Paraná utilizam o livro didático de história em sua prática em sala de aula. Estes professores fazem este tipo de formação continuada (PDE) oferecida pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) durante dois anos, sob a supervisão de professores do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa foi feita através de um questionário investigativo durante um curso que fazia parte das atividades do PDE em novembro de 2008. Tivemos como principal preocupação, perceber as dificuldades enfrentadas pelos professores ao usar o livro didático em sala de aula, bem como os saberes que os mesmos mobilizam para superar o livro didático como único suporte pedagógico no seu cotidiano.

Biografía del autor/a

Maria Fátima Cunha, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (campus de Assis) (1987) e Mestrado em História pela mesma universidade (1993). Fez Doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP - (2002) . É Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atuando na área de Metodologia do Ensino de História e Estágio Supervisionado, e também orienta trabalhos no mestrado em História Social, sobre Produção do Conhecimento Histórico em Sala de Aula; Livro Didático de História; Ditadura Militar e Ensino de História, na linha de pesquisa História e Ensino.

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Publicado

2010-12-30

Cómo citar

Cunha, M. F. (2010). “APRENDI COM A PRÁTICA E CONTINUO APRENDENDO”: OS PROFESSORES DE HISTÓRIA E O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ . Patrimônio E Memória, 6(2), 196–216. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3832