REPRESENTAÇÕES CÔMICAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA NA COLUNA LITERÁRIA “DIÁLOGOS” (1895-1899)
Palabras clave:
Diálogos, Figueiredo Coimbra, PolíticaResumen
Os “Diálogos”, de Figueiredo Coimbra, começaram a ser publicados no dia 23 de julho de 1895 no periódico A notícia. A coluna possuía um eminente caráter estético e artístico, realizando uma representação literária do cotidiano dos cariocas do final do século XIX. Nos “Diálogos” aparecem em vários textos deputados ou ministros falando sobre a política do país; nessa época, os que estavam em conflito pelo poder eram conservadores e liberais. Muitos textos abordam a questão da defesa da República, a maneira como os políticos mudavam de opinião e de partido, as atitudes dos candidatos em suas campanhas, a dualidade do governo e até o funcionamento do sistema de governo. Portanto, através dos “Diálogos” pode-se perceber um retrato cômico de situações ocorridas no advento da República, mais especificamente no período de publicação da coluna (1895-1899).
Citas
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Obra completa. v. 1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
AZEVEDO, Artur. O theatro. A Notícia, Rio de Janeiro, 30 mar. 1899, p. 2.
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
LOBO, Aristides. Diário popular, 18 nov. 1889. In: ORDOÑEZ, Marlene; QUEVEDO, Júlio. História. São Paulo: IBEP, 2000.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
SILVA, Eduardo. As queixas do povo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
SÜSSEKIND, Flora. As revistas de ano e a invenção do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2006 Patrimônio e Memória

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, salvo que se indique lo contrario, está sujeto a una licencia de atribución Creative Commons BY.