Clubes recreativos em cidades das regiões sudeste e sul
identidade, sociabilidade e lazer (1889-1945)
Palavras-chave:
Clubes Recreativos, Sociabilidade, IdentidadeResumo
Este artigo discute sobre os clubes recreativos de elite, profissionais e étnicos entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, definindo sua importância, suas funções e seus significados para os associados. Na ocupação dos espaços de lazer, os frequentadores desses diversos clubes, além de se divertirem, iniciavam ou adensavam os laços que os uniam aos seus iguais criando, assim, uma rede de sociabilidade e poder que ensejavam dividendos sociais, matrimoniais, econômicos e políticos. No convívio proporcionado pelas festas, bailes e outros divertimentos, também (re)definiam suas identidades enquanto indivíduos pertencentes a determinado setor social ou étnico, que buscavam ou a manutenção do status quo, no caso das elites, ou as formas de inserção social, aceitação e projeção na sociedade mais ampla para os negros e trabalhadores.
Referências
LONER, Beatriz, Ana; GILL, Lorena Almeida. Clubes carnavalescos negros na cidade de Pelotas. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 35, n.1.
______. Classe, etnia e moralidade: estudo de clubes negros. 2003. http://www.ifch.unicamp.br/mundosdotrabalho/text/beatrizloner.pdf.
NEEDELL, Jeffrey. Belle époque tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. Tradução de Celso Nogueira. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
QUEIROZ, Maria Isaura. Carnaval brasileiro: o vivido e o mito. São Paulo: Brasiliense, 1992.
REVEL, Jacques. Os usos da civilidade. In: ARIÈS. P & DUBY, G. História da Vida Privada. n. 3. São Paulo: Cia das Letras, 1991.
RUIZ, José Mario Martinez. Etiqueta: sociabilidade e moda. A identidade da elite paulistana (1895-1930). 1999. Assis. Dissertação (Mestrado em História), Faculdade de Ciências e Letras/ Unesp.
SANTOS FILHO, Lycurgo de Castro. Assis na Alta Sorocabana: um instantâneo de seus pioneiros. Campinas, 1994.
SILVA, Zélia Lopes da. Os carnavais de rua e dos clubes na cidade de São Paulo: metamorfoses de uma festa (1923-1938). São Paulo: Editora Unesp; Londrina: Eduel, 2008.
SIQUEIRA, Uassyr. Clubes recreativos: organização para o lazer. In: AZEVEDO, Elciene et al. Trabalhadores na cidade. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.