Cultura material escolar

preservando o direito à memória histórica como parte da cidadania cultural

Autores

Palavras-chave:

História da Educação, Arquivos Escolares, Preservação, Cultura Escolar

Resumo

Esse artigo procura discutir e problematizar o projeto “Littera Culturalis: Organização, catalogação e preservação de documentos de escolas da rede municipal de Criciúma/SC”, realizado pelo Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME). Ao todo, seis escolas foram envolvidas. O objetivo geral foi o de sensibilizar equipes diretivas das escolas, além de técnicos da Secretaria Municipal de Educação, sobre a importância da preservação e guarda dos documentos escolares para a história da educação. Como etapa final deste trabalho, está sendo concluída uma coleção contendo documentos digitalizados, imagens das escolas e entrevistas com alguns dos sujeitos que construíram (e continuam construindo) as experiências desses estabelecimentos. Ao final deste projeto sabemos que não ficaram resolvidas as questões relacionadas à organização, preservação e guarda dos documentos, mas temos convicção de que o projeto contribui para uma nova consciência dos/as participantes, sobre a importância dos procedimentos corretos, principalmente em relação aos arquivos escolares. Com este trabalho colaboramos para a socialização desses documentos enquanto fontes de pesquisa para a produção científica, de forma a contribuir para a historiografia da educação catarinense e, principalmente, garantir o direito à cultura dos cidadãos e cidadãs das comunidades escolares e, por conseguinte, à memória coletiva e ao passado histórico.

Biografia do Autor

Giani Rabelo, Universidade Estadual Paulista UNESP

Pós-doutorado na Universidade de Lisboa (Instituto de Educação) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Faculdade de Educação); Professora Visitante na Universidade de Alicante - Espanha (Instituto Universitário de Estudos Sociais da América Latina) Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997); Especialista em Serviço Social (1992) pela Universidade Federal de Santa Catarina e Graduada em Serviço Social pela Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (1986). Professora titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), desde 1996. Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e professora de História da Educação nos cursos de licenciatura. 

Maria Dolores Denski, Universidade Estadual Paulista UNESP

Maria Dolores Denski é mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense Instituto Latino Americano e Caribe (2000). È professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma/SC – Brasil.

Maurício Ruiz Câmara, Universidade Estadual Paulista UNESP

Graduado em Geografia com as habilitações de Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica-PUCPR. Mestrado em Geografia - Área de Concentração Desenvolvimento Regional e Urbano - pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina campus Joinville. Tem experiência em pesquisas em Geografia Urbana, Geografia Histórica e Geografia Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: Santa Catarina, Produção do Espaço Urbano e Zona Costeira.

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Publicado

30-06-2010

Como Citar

Rabelo, G., Denski, M. D., & Ruiz Câmara, M. (2010). Cultura material escolar: preservando o direito à memória histórica como parte da cidadania cultural. Patrimônio E Memória, 6(1), 209–232. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3808

Edição

Seção

Documentos