Cultura material escolar
preservando o direito à memória histórica como parte da cidadania cultural
Palavras-chave:
História da Educação, Arquivos Escolares, Preservação, Cultura EscolarResumo
Esse artigo procura discutir e problematizar o projeto “Littera Culturalis: Organização, catalogação e preservação de documentos de escolas da rede municipal de Criciúma/SC”, realizado pelo Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME). Ao todo, seis escolas foram envolvidas. O objetivo geral foi o de sensibilizar equipes diretivas das escolas, além de técnicos da Secretaria Municipal de Educação, sobre a importância da preservação e guarda dos documentos escolares para a história da educação. Como etapa final deste trabalho, está sendo concluída uma coleção contendo documentos digitalizados, imagens das escolas e entrevistas com alguns dos sujeitos que construíram (e continuam construindo) as experiências desses estabelecimentos. Ao final deste projeto sabemos que não ficaram resolvidas as questões relacionadas à organização, preservação e guarda dos documentos, mas temos convicção de que o projeto contribui para uma nova consciência dos/as participantes, sobre a importância dos procedimentos corretos, principalmente em relação aos arquivos escolares. Com este trabalho colaboramos para a socialização desses documentos enquanto fontes de pesquisa para a produção científica, de forma a contribuir para a historiografia da educação catarinense e, principalmente, garantir o direito à cultura dos cidadãos e cidadãs das comunidades escolares e, por conseguinte, à memória coletiva e ao passado histórico.
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