ARTE PATRIMONIAL COMO BASE PARA O PATRIMÔNIO IMATERIAL
Palavras-chave:
Patrimônio imaterial, Brasilidade, InventárioResumo
Este artigo busca discutir o conceito de arte patrimonial elaborado por Mário de Andrade para o anteprojeto de criação do Serviço do Patrimônio Artístico e Nacional – SPAN, em 1936, como elemento indiciário da trajetória de uma concepção ampla de patrimônio cultural configurada no decreto 3.551/2000, que instituiu o registro e inventário do patrimônio cultural de natureza imaterial. Tendo-se como objetivo demonstrar a atualidade do projeto andradino para o patrimônio cultural – sobretudo pela centralidade que ocupa o inventário em sua visão de preservar – procura-se reconstituir o percurso de constituição desse pensamento e prática preservacionista, cujo diálogo com as cartas, diário de viagem, crônicas, decretos-leis e literatura do período, revela uma fina sintonia com os projetos modernistas de construção da brasilidade, passando pelas viagens de descoberta do Brasil e pela experiência de Mário de Andrade no Departamento de Cultura de São Paulo (1935-1938).
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