ESPAÇOS DE RECEPÇÃO E DE CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS

A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E A INSERÇÃO DAS CAMADAS POPULARES NA CULTURA LETRADA. SÃO PAULO -1894-1923

Autores

Palavras-chave:

Escolas primárias, Sujeitos da escolarização, Estratégias e usos

Resumo

Este artigo se articula a partir de duas questões. A primeira problematiza a representação feita das populações mais pobres e seus filhos frente à escolarização, fazendo ver as estratégias e a construção de sentidos produzidos por esses utilizadores. A segunda, tomando a escola operária como exemplo, atenta para a pluralidade de formas educativas existentes e de suas culturas. A institucionalização da escola primária se fez a partir de um plano muito bem elaborado de homogeneização cultural. No entanto, os sujeitos da escolarização (e seus familiares) não foram um receptáculo das ações desse projeto republicano, não se moveram exclusivamente a partir das determinações legais e nem como elas pretendiam. As camadas mais pobres da sociedade utilizaram-se de estratégias para se inserirem no mundo letrado, fazendo uso de espaços de ensino não oficiais e livres. Essas estratégias dificultavam as investidas do Estado Republicano para a criação de um sistema nacional de ensino. Por outro lado, o projeto de homogeneização cultural esbarrou nas demais escolas primárias existentes e suas identidades.

Biografia do Autor

Ednéia Regina Rossi , Universidade Estadual Paulista UNESP

Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. (UEM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1990). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996). Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação. Foi chefe do Departamento de Fundamentos da Educação (2004-2006; 2006-2008). Foi coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia (1998-1999; 2016-2018). Exerceu o cargo de Pró-reitora de Ensino de Graduação (02/2008 - 10/2014). Coordenou o Fórum de Pró-reitores de ensino da Região Sul (2009/2010). Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar (HEDUCULTES). Avaliadora ad-hoc do MEC/Inep para fins de autorização e reconhecimento do curso de Pedagogia. Pesquisadora visitante na Universidade de Genebra /Suíça (2019-2020). 

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Publicado

30-07-2006

Como Citar

Rossi, E. R. (2006). ESPAÇOS DE RECEPÇÃO E DE CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E A INSERÇÃO DAS CAMADAS POPULARES NA CULTURA LETRADA. SÃO PAULO -1894-1923 . Patrimônio E Memória, 2(1), 120–133. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3983

Edição

Seção

Artigos Livres