A TRAJETÓRIA DE ANÍSIO TEIXEIRA ENTRE 1935 E 1946
UMA HISTÓRIA CONTADA PELA SUA CORRESPONDÊNCIA COM MONTEIRO LOBATO E FERNANDO DE AZEVEDO
Palavras-chave:
Anísio Teixeira, Correspondência, TrajetóriaResumo
O intuito do presente texto é destacar na trajetória de Anísio Teixeira ciclos que permitem observar momentos, idéias e fases de sua biografia. Para tanto, vale observar que a idéia de ciclos não se refere apenas a uma forma de delimitação biográfica da vida de Anísio, pois visa colocar em perspectiva o modo de constituição do pensamento e das posições desse educador. Desse modo, a sua correspondência com Fernando de Azevedo e Monteiro Lobato é tomada como produção que atravessa diferentes fases de sua trajetória, permitindo observar o quanto suas posturas e convicções se preservam ou são alteradas ao longo do tempo, em especial durante o período em que esteve afastado da vida publica entre 1936 e 1946.
Referências
BOMENY, Helena. Os intelectuais da educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A escola e a República. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CUNHA, Marcus Vinícius da. John Dewey: a outra face da Escola Nova no Brasil. In: GHIRALDELLI JR., Paulo (org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e educação brasileira: católicos e liberais. São Paulo: Cortez & Moraes, 1978.
GANDINI, Raquel P. C. Tecnocracia, capitalismo e educação em Anísio Teixeira (1930–1935). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
GERIBELLO, Wanda Pompeu. Anísio Teixeira: análise e sistematização de sua obra. São Paulo: Atlas, 1977.
GOMES, Ângela de Castro (org.). Capanema: o ministro e seu ministério. Rio de Janeiro: Editora FGV; Bragança Paulista: Editora USF, 2000.
LEAHY, Cyana. A educação literária e as políticas oficiais. In: LEAHY, Cyana. Leitura literária e mediação escolar. Belo Horizonte: UFMG, [s.d.]. p. 53.
MESERANI, Samir. O intertexto escolar: leitura, aula e redação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 14.
MURTA, José Guerreiro. Educação Literária: quem lê e quem escreve – o que se lê e o que se escreve. Lisboa: [s.ed.], [s.d.].
NUNES, Clarice. Anísio Teixeira: a poesia da ação. Bragança Paulista: EDUSF, 2000.
PAGNI, Pedro Ângelo. Do "Manifesto de 1932" à construção de um saber pedagógico – ensaiando um diálogo entre Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. Ijuí (SC): UNIJUÍ, 2000.
ROCCO, Maria Tereza Fraga. Literatura-ensino: uma problemática. São Paulo: Ática, 1992. p. 109.
TEIXEIRA, Anísio. A educação e a crise brasileira. São Paulo: Editora Nacional, 1956.
TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.
VIANNA, Aurélio; FRAIZ, Priscila (orgs.). Conversa entre amigos: correspondência escolhida entre Anísio Teixeira e Monteiro Lobato. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia; Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 1986.
VIDAL, Diana Gonçalves (org.). Na batalha da educação: correspondência entre Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo (1929‑1971). Bragança Paulista: EDUSF, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.