Edições anteriores

  • Dez Anos das Jornadas de Junho de 2013 e as crises políticas no Brasil republicano
    v. 10 n. 2 (2023)

     

    A equipe da revista Faces da História com muito orgulho apresenta o segundo número de 2023, formado por cinco artigos na seção de dossiê, sete artigos livres, duas notas de pesquisa, uma resenha e uma homenagem. A presente publicação foi possível pelo trabalho cuidadoso de nossa equipe editorial, composta pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Unesp; por isso, os agradecimentos e parabenizações iniciais irão para esses alunos que, em meio a tantas adversidades políticas, sociais e acadêmicas, se dedicaram a organizar uma edição com debates de grande importância para o saber histórico e para a Universidade Pública. Em seguida, agradecemos nossos revisores de língua portuguesa e de língua estrangeira que, de maneira voluntária, contribuíram com um olhar criterioso e atencioso para com os textos publicados. Por último, é importante agradecer aos pareceristas que, ao realizarem uma análise pautada pelo imprescindível rigor científico, possibilitaram a publicação de materiais e reflexões com uma evidente qualidade acadêmica.

  • História dos transportes no Brasil e no mundo
    v. 10 n. 1 (2023)

    A equipe da revista Faces da História alegra-se com a publicação seu primeiro número de 2023, com nove artigos do dossiê, três artigos livres, duas notas de pesquisa, uma resenha e uma entrevista. Gostaríamos de começar esta breve apresentação com um agradecimento à nossa equipe editorial, formada por alunos do Programa de Pós-Graduação em História da Unesp, pois se empenharam no desafio de manter uma revista discente em funcionamento. Também reconhecemos o papel importante dos revisores de língua portuguesa e língua estrangeira que voluntariamente colaboraram para a manutenção da qualidade da revista Faces da História. Do mesmo modo, não podemos deixar de agradecer aos pareceristas que contribuíram para que os artigos fossem analisados de forma ética, sempre prezando pelo rigor científico.

  • As Extremas Direitas e o Poder: leituras a partir da História
    v. 9 n. 2 (2022)

    Como se combate o fascismo? A interrogação poderia bem abrir um texto em uma revista de curiosidades, um jornal, ou qualquer outro texto, porque há décadas não é uma temática exclusiva das ciências humanas, mas uma meta para toda a sociedade. A história, entretanto, tem seu papel efetivo nesta luta, fundamentado na, talvez, sua mais importante função: lembrar, ou até, não deixar esquecer. Hobsbawm (1995, p. 13), ao refletir sobre o século XX, ponderou que seria difícil analisá-lo sem fazer julgamentos aos horrores assistidos nos tempos das guerras, mas ainda assim nos alertou sobre a importância de compreender esse passado não tão distante.

  • A cultura cinematográfica e sua história
    v. 9 n. 1 (2022)

    Existem diferentes formas de começar um texto sobre o fenômeno cultural de massa que encantou gerações, comoveu audiências e participou da invenção da vida moderna. Na substituição das antigas formas artesanais de diversão, eruditas e populares, os filmes suscitaram a profunda transformação de diferentes práticas sociais como rituais, comportamentos, simbologias e ideias que, sujeitas à atmosfera de diferentes épocas e contextos geopolíticos, foram transmitidas de geração em geração em diferentes grupos humanos. De todos eles, os rastros mais quentes podem ser encontrados nas trajetórias intelectuais de críticos, cronistas e historiadores que participaram da formação da cultura cinematográfica: os primeiros, implicados no sucesso artístico ou comercial dos filmes; os historiadores, concentrados na preservação e difusão do patrimônio cultural cinematográfico.

  • História da Ciência em debate: possibilidades, fontes e horizontes de pesquisa
    v. 8 n. 02 (2021)

    A equipe da revista Faces da História alegra-se por publicar seu segundo número, o último de 2021. Este exemplar abre-se com a entrevista de Steven Shapin, professor de História da Ciência na Universidade de Harvard, logo seguida por 09 artigos do dossiê História da Ciência em debate: possibilidades, fontes e horizontes de pesquisa e, finalmente, 05 manuscritos na seção de Artigos Livres.

  • História Ambiental do Brasil Republicano: políticas ambientais, historiografias e mundo natural
    v. 8 n. 1 (2021)

    A Faces da História tem o imenso prazer de tornar público mais um número, o primeiro de 2021. Aqui se apresentam dez artigos reunidos no Dossiê História Ambiental do Brasil Republicano, sete textos na seção de Artigos Livres, um texto na seção Notas de Pesquisa, uma Resenha e uma Homenagem. Os trabalhos que integram este número reafirmam a orientação editorial da revista na divulgação de ampla variedade de temas. Ao longo de oito anos de atividades, vemos que essa preocupação interdisciplinar permanece e se fortalece a cada exemplar publicado, em que podemos encontrar diálogos oriundos não apenas da História, mas do campo das Ciências Humanas. Os textos apresentados ao público demonstram a vitalidade da nossa historiografia em âmbito nacional, pois divulgam o conhecimento histórico especializado, o que muito contribui para a sociedade. Outro ponto de destaque consiste no fato de recebermos para avaliação trabalhos em diversos estágios de desenvolvimento na Pós-graduação e Graduação, fato que contribui para a construção de um espaço diversificado de experiências acadêmicas.

  • História Cultural do Humor
    v. 7 n. 2 (2020)

    A Faces da História chega ao final de 2020 apresentando a toda a comunidade acadêmica o seu mais recente número. Aqui se apresentam dez artigos reunidos no Dossiê História Cultural do Humor; sete textos na seção de Artigos Livres, duas Resenhas e uma Entrevista. Somados a estes trabalhos, há dois artigos que marcam a inauguração da seção Notas de Pesquisa, espaço dedicado exclusivamente a alunos e alunas de graduação que desejam participar do debate científico e com ele aprender. A publicação destes trabalhos, com recortes, temas e abordagens bastante diversos possui uma gama diferenciada de autores e autoras nos mais diversos estágios de formação, bem como de profissionais com carreiras já iniciadas, há mais ou menos tempo, no ensino superior. Um número que expressa de forma bastante sensível o perfil da Revista Faces da História: um periódico comprometido com a divulgação de pesquisas acadêmicas em História e em Humanidades, que se pretende e se faz um espaço de diálogo aberto às diferenças.

  • Povos indígenas nas Américas: presenças, ocultamentos e resistências
    v. 7 n. 1 (2020)

    A Faces da História apresenta a toda a comunidade acadêmica o seu primeiro número deste ano. Desde 2013, ano de fundação deste periódico, discentes do Programa de Pós-Graduação em História da UNESP de Assis assumiram, voluntariamente, uma dupla missão: oferecer, de forma aberta e gratuita, conhecimento de qualidade nas áreas de História e Humanidades e, ao mesmo tempo, aprender a editar uma revista científica. Os textos aqui reunidos se dividem em três seções: o Dossiê Povos indígenas nas Américas: presenças, ocultamentos e resistências, que contém quinze artigos e foi coordenado pela Dra. Fernanda Sposito (UNIFESP/Brown University); a sessão de Artigos Livres, que traz cinco artigos de temáticas diversas; por fim, a nossa tradicional seção de Resenhas que, desta vez, conta com seis textos. Para dar continuidade à missão que norteia suas práticas desde 2013, a Faces da História reitera o seu comprometimento com a pesquisa histórica pública, gratuita e de qualidade. E prova disso é o número que aqui se apresenta.

  • Os estudos de Ásia e do Oriente no Brasil: objetos, problemáticas e desafios
    v. 6 n. 2 (2019)

    A Faces da História apresenta às leitoras e aos leitores a coletânea de textos do segundo número de 2019, a maior publicação da história da revista, que desde a sua fundação é coordenada pelo trabalho voluntário dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em História da UNESP de Assis. Entre os trinta e três textos publicados, quinze artigos e duas entrevistas compõem o dossiê, doze textos integram a seção de artigos livres e quatro resenhas encerram este número. Essa soma corresponde à multiplicidade de temas abordados pela historiografia brasileira, revelando a vitalidade das autoras e dos autores de investigar aspectos históricos e socioculturais de diversos rincões do globo terrestre.

  • História oral e memória na construção das narrativas sobre as representações político-culturais do Brasil atual
    v. 6 n. 1 (2019)

    As leitoras e os leitores deste número encontrarão as vozes, as nuances e as faces da história nacional e internacional, bem como uma historiografia que dialoga com as ciências humanas e sociais, escrita por pesquisadores e professores do ensino superior brasileiro. Os vinte e quatro textos publicados comprovam a diversidade de temas e de linhas de pesquisa na área da história. Desse conjunto, treze artigos fazem parte da seção dossiê, oito da seção livres e três resenhas, soma que compõe o primeiro número do sexto ano da Faces da História, revista concebida e coordenada pelo trabalho voluntário de discentes do programa de pós-graduação em História da Unesp de Assis.