LER, CRESCER, ENVELHECER

UMA PROPOSTA DE LEITURA DE O FAZEDOR DE VELHOS, DE RODRIGO LACERDA

Autores

  • Agatha Camila Ferreira Araujo Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
  • Silvana Augusta Barbosa Carrijo Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v26i0.1375

Palavras-chave:

Literatura; Juvenil; Formação; Intertextualidade.

Resumo

Ao procedermos por uma construção epistemológica do subsistema literário juvenil, busca-se no presente artigo fazer uma análise do romance O fazedor de velhos (2008) de Rodrigo Lacerda. Partindo do pressuposto de que envelhecer implica amadurecer e o ato da leitura literária possibilita conhecimento e experi­ências nas escolhas a serem feitas perante a juventude. Observam-se aspectos como: intertextualidade e formação leitora, além de questões relacionadas à função da leitura como a busca pelos sentidos da vida e a articulação do processo de crescimento e amadurecimento do personagem leitor. Intenta-se nesse trabalho propiciar uma leitura referente ao protagonismo leitor na narrativa juvenil em questão e suas contribuições para a compreensão e a valorização da literatura.

 

Biografia do Autor

Silvana Augusta Barbosa Carrijo, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão (1995), Mestrado em Letras e Lingüística (2003), Doutorado em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2009), sob orientação da Profa. Dra. Maria Zaira Turchi e Pós-Doutorado na UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis (2014), sob supervisão do Prof. João Luís Ceccantini. Como parte das atividades de doutoramento, realizou Estágio de Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris-Fr, sob supervisão do Prof. Jacques Leenhardt. Como parte das atividades de pós-doutoramento, realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela-ES, sob supervisão da Profa. Dra. Blanca-Ana Roig Rechou.. É Professora Associada da Universidade Federal de Goiás - Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística - Regional Catalão, atuando nos cursos de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Mestrado e Doutorado). 

Downloads

Publicado

2020-01-16

Como Citar

Ferreira Araujo, A. C., & Carrijo, S. A. B. (2020). LER, CRESCER, ENVELHECER: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE O FAZEDOR DE VELHOS, DE RODRIGO LACERDA. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 26, 189–205. https://doi.org/10.5016/msc.v26i0.1375

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES