VIGILÂNCIA E LOUCURA

UM ESTUDO DE CONTOS DE MODESTO CARONE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v28i0.1695

Palavras-chave:

Modernidade e contemporaneidade, Literatura e sociedade, Memória, Modesto Carone.

Resumo

Este artigo se propõe a examinar os contos “As faces do inimigo” e “Desentranhado de Schreber” que integram o livro intitulado Por trás dos vidros, de Modesto Carone, publicado em 2007. Escritos em diferentes momentos históricos – na ditadura civil-militar pós-1964 e no período mais recente da vida política brasileira, chamado de democrático –, ambos têm como cenário a opressão. A vigília e a loucura são linhas de força com as quais buscaremos aproximar esses contos, tendo em vista que ambos tratam de experiências de ruptura do sujeito com suas referências sociais. Busca-se ainda evidenciar no projeto estético de Modesto Carone o seu viés político e ideológico que denuncia o status quo, sem se render a jargões e facilidades.

Biografia do Autor

Everardo Cantarino, Colégio Pedro II

Doutor em Letras pelo PPG em Ciência da Literatura (Teoria Literária) da UFRJ. Pesquisou no doutorado, como bolsista do CNPq, a obra de Modesto Carone. É professor do Colégio Pedro II.

Downloads

Publicado

2021-01-02

Como Citar

Cantarino, E. (2021). VIGILÂNCIA E LOUCURA: UM ESTUDO DE CONTOS DE MODESTO CARONE. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 28, 39–60. https://doi.org/10.5016/msc.v28i0.1695

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES