TRILHANDO O PÓS-MODERNO EM BORGES E PIGLIA

REFLEXOS ESPECULARES

Autores

  • Wellington Ricardo Fiorucci

Palavras-chave:

Jorge Luis Borges, Ricardo Piglia, Pós-modernidade

Resumo

A poética de Jorge Luis Borges investe na desrealização dos gêneros textuais e legitima o jogo textual entre o ato da escritura e o da leitura, influenciando, assim, os autores que viriam a desencadear o movimento do pós-modernismo. Com efeito, seu conterrâneo e leitor profícuo Ricardo Piglia bebe em sua poética e a redimensiona tanto no âmbito da crítica quanto da ficção. Piglia, bem como outro expoente da pós-modernidade, Umberto Eco, alimenta no interior de sua produção referências tanto explícitas quanto implícitas ao pensamento do bruxo portenho. O estudo comparativo entre ambas as poéticas permite-nos conhecer de forma crítica a releitura da tradição perpetrada por Piglia em suas obras e a um só tempo investigar os mecanismos intrínsecos à linguagem que vêm configurando o pensamento literário atual em suas indivisíveis perspectivas: teoria, crítica e ficção.

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Publicado

2017-09-11

Como Citar

Fiorucci, W. R. (2017). TRILHANDO O PÓS-MODERNO EM BORGES E PIGLIA: REFLEXOS ESPECULARES. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 10, 43–54. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/439

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES