“O QUE HÁ MAIS NA TERRA, É PAISAGEM...” E HISTÓRIA(S): LEVANTADO DO CHÃO ENTRE O LEGADO NEORREALISTA E A FICÇÃO HISTÓRICA “

Autores/as

  • Edvaldo A. Bergamo

Palabras clave:

Romance de Saramago; legado neorrealista, literatura e história

Resumen

Levantado do chão, de José Saramago (1922-2010), publicado em 1980, apresenta características temáticas e narratológicas que revelam os vínculos estéticos e ideológicos do autor com o movimento neorrealista português. Sendo assim, o presente trabalho analisa o legado de tal tendência literária na mencionada obra, para além de que tal livro deu início à projeção internacional do romance saramaguiano, como um redimensionamento do forte diálogo que estabelece entre Literatura e História, ao pensar os impasses do presente em estreita correlação com as lutas do passado, ao menos na fase mais localista de sua produção romanesca.

Publicado

2017-08-07

Cómo citar

Bergamo, E. A. (2017). “O QUE HÁ MAIS NA TERRA, É PAISAGEM.” E HISTÓRIA(S): LEVANTADO DO CHÃO ENTRE O LEGADO NEORREALISTA E A FICÇÃO HISTÓRICA “. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 17, 31–45. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/106

Número

Sección

O MUNDO NÃO VAI BEM