O TEATRO MUSICADO FRANCÊS NO RIO DE JANEIRO OITOCENTISTA

SUCESSO, RUÍNA, APLAUSOS E CRÍTICAS

Auteurs

  • Daniela Mantarro Callipo UNESP

DOI :

https://doi.org/10.5016/msc.v31i0.2211

Mots-clés :

Teatro musicado francês, Mediadores culturais, Café concerto

Résumé

A partir de 1850, artistas e empresários do teatro musicado francês começaram a incluir o Brasil em suas excursões internacionais, aqui se instalando por um período muito curto, ou por toda a vida, fazendo fortuna ou fugindo da ruína. Labrocaire e D’Hôte foram artistas que conheceram a fama no Rio de Janeiro e conseguiram amealhar muitos contos de réis; Hubert e Arnaud foram empresários que acumularam dívidas e morreram pobres e quase esquecidos. Os quatro, porém, contribuíram para divulgar a cultura francesa, mais especificamente, do repertório popular do teatro musicado, sendo responsáveis por trocas culturais de maneira voluntária ou não, mas sempre efetiva. Neste artigo, visa-se analisar a vinda desses quatro mediadores e a repercussão de sua estada no Brasil.

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Publiée

2022-10-06

Comment citer

Mantarro Callipo, D. (2022). O TEATRO MUSICADO FRANCÊS NO RIO DE JANEIRO OITOCENTISTA: SUCESSO, RUÍNA, APLAUSOS E CRÍTICAS. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 31, 49–64. https://doi.org/10.5016/msc.v31i0.2211

Numéro

Rubrique

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES