DA “POETISA BONITA” À “MÁSCULA AUTORA”: SOBRE A GENERIFICAÇÃO DE FRANCISCA JÚLIA
Palabras clave:
Francisca Júlia, crítica feminista, literatura de autoria femininaResumen
Este artigo tenciona apresentar algumas considerações em torno da recepção da obra poética de Francisca Júlia da Silva (1871-1920). Por meio de uma análise de artigos e textos críticos publicados desde o final do século XIX até o começo do século XX, argumenta-se que dois processos de generificação simultâneos podem ser percebidos, de modo que Francisca Júlia – como autora empírica – é constituída como “feminina”, e sua obra poética é constituída como “masculina”, o que está profundamente associado à dinâmica de gênero no âmbito de uma sociedade patriarcal
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Publicado
2019-10-02
Cómo citar
Marques Samyn, H. . (2019). DA “POETISA BONITA” À “MÁSCULA AUTORA”: SOBRE A GENERIFICAÇÃO DE FRANCISCA JÚLIA. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 25, 39–60. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/1483
Número
Sección
ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES