A LEITURA DE LIVROS ILUSTRADOS POR CRIANÇAS CEGAS
UMA CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS
DOI:
https://doi.org/10.5016/msc.v32i0.2365Palavras-chave:
Literatura infantojuvenil, livro ilustrado, acessibilidade, audiodescriçãoResumo
O artigo discute as possibilidades de fruição de livros ilustrados por crianças com deficiência visual, tanto as cegas quanto as com baixa visão. Para isso, apresenta uma breve história dos livros de literatura para crianças no Brasil, com ênfase na presença das ilustrações, discorre sobre concepções de livros ilustrados, expõe a legislação brasileira sobre os direitos das pessoas com deficiência e os recursos de acessibilidade para leitura existentes no país e, considerando a natureza dos livros ilustrados e as condições objetivas das crianças com deficiência visual, analisa os caminhos para a leitura nesse contexto. Conclui que tal experiência está indiscutivelmente marcada pela ausência de autonomia por parte das crianças, mas que há caminhos possíveis, especialmente com o uso da audiodescrição.