LEITURA E ESCOLA: COMPLEXA E CONTURBADA RELAÇÃO
Mots-clés :
Leitura, Escola, Letramento, Formação do leitorRésumé
No presente texto, buscamos refletir, incentivados por uma pesquisa desenvolvida no âmbito do ProfLetras, sobre a relação indissociável entre leitura e escola. A fim de enriquecer tal debate, que se constitui, em grande medida, em torno dos obstáculos e caminhos da formação do leitor no espaço escolar, adotamos a perspectiva do capital cultural e do conceito de habitus, desenvolvidos por Bourdieu (1996;1998). Conduzindo-nos nesta direção, nos apoiamos nos estudos sobre letramento(s), escolarização e leitura, propostos, sobretudo, por Soares (1995; 2006; 2010) e Kleiman (2006). Com respeito às perspectivas sociais da constituição do leitor e do papel do mediador no processo de formação de leitores em contexto escolar, recorremos aos escritos de Chartier (1996; 2001) e Petit (2008; 2010) e às reflexões propostas pelos resultados das pesquisas Retratos da Leitura no Brasil. Tais reflexões apontam para a necessidade ainda persistente do aprimoramento na formação do professor leitor.