O CANTO DO SOBREVIVENTE CATÁBASE E NÓSTOS NA ESCRITA TESTEMUNHAL DE PRIMO LEVI

Autores

  • Anna Basevi

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v22i0.1087

Palavras-chave:

Catábase, nóstos, literatura de testemunho, Primo Levi

Resumo

O topos narrativo da catábase apresenta-se como modelo da literatura de testemunho do século XX. Em particular, o inferno dantesco constitui a referência principal para a narração sobre Auschwitz em Se questo è un uomo (É isto um homem?) de Primo Levi. O diálogo intertextual estabelece-se, todavia, com outros relatos de aprisionamento, como as Recordações da casa dos mortos de Dostoievski (Cavaglion). Em La trégua (A trégua), a descrição da anábase (a subida), por outro lado, coincide com o retorno, um nóstos “aberto” (Jankélévitch), descrito a partir da lição de Homero e ao mesmo tempo carregado de novos paradoxos e cesuras. Catábase e nóstos transformam o sobrevivente (já estrangeiro absoluto no Lager) em estranho na própria pátria e ao mesmo tempo em um aedo moderno comprometido com a tarefa memorial (Gagnebin). À “sombra de Ulisses” (Boitani), o revenant (Semprun) é aquele que não pode deixar de narrar.

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Publicado

2018-06-12

Como Citar

Basevi, A. (2018). O CANTO DO SOBREVIVENTE CATÁBASE E NÓSTOS NA ESCRITA TESTEMUNHAL DE PRIMO LEVI. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 22, 57–77. https://doi.org/10.5016/msc.v22i0.1087

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES