POR UMA INSUBMISSÃO SANTA
REVERBERAÇÕES BEAT EM O CÃO SIAMÊS/ALZIRA POWER, DE ANTONIO BIVAR
DOI:
https://doi.org/10.5016/msc.v31i0.2220Palavras-chave:
Teatro Brasileiro, Antonio Bivar, Literatura Beat, Anos 1960, PsicodélicosResumo
O artigo analisa a peça de Antonio Bivar, O cão siamês/ Alzira Power, em duas versões: um datiloscrito inédito, de 1970, e o texto considerado pelo autor como definitivo, publicado em 2010. A partir do estudo de sua peculiar convocação à insubmissão, especialmente espinhosa no contexto da estreia, em 1969, defende-se que a rebeldia apresentada nos palcos de Bivar é repleta de tonalidades Beat. Imposta, ao final da ação, de maneira inescapável, é afirmada como nada menos que uma via santa de renascimento.
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Publicado
2022-10-06
Como Citar
Marinho Santana, E. (2022). POR UMA INSUBMISSÃO SANTA: REVERBERAÇÕES BEAT EM O CÃO SIAMÊS/ALZIRA POWER, DE ANTONIO BIVAR. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 31, 141–162. https://doi.org/10.5016/msc.v31i0.2220
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES